terça-feira, 16 de março de 2010

TCHAU, GLAUCO!

Assassinaram o Glauco. Triste notícia. Na nossa juventude, em pleno regime militar, a luz do túnel, o fio de esperança e alegria vinham de caras geniais como o GLAUCO. 
Quando jovem, um dos meus sonhos era ser cartunista. Nos anos 70-80 cheguei a enviar desenhos para o PASQUIM. Participava sempre de concursos - Salão de Humor de Piracicaba e Salão de Humor de Arapongas. Sim, Arapongas, aqui do lado de Londrina. Lembro que fui selecionado para a coluna "DIZ, LOGOTIPO", criada pelo FORTUNA no suplemento FOLHETIM, da FOLHA DE SÃO PAULO. Foi neste período que conheci o trabalho desta turma maravilhosa: ANGELI, GLAUCO, LAERTE, MILLÔR, FORTUNA, LUIZ GÊ, JOTA, HENFIL, LUSCAR, JAGUAR etc. Estes caras abriram as nossas cabeças. 
Dois momentos especiais estão marcados em minha memória: um dos jurados do Salão de Humor de Arapongas (1977) era o JAGUAR. À época, eu trabalhava na Transbrasil Linhas Aéreas e, para minha imensa alegria, eu o atendi. Aproveitei e falei sobre os meus desenhos e meus sonhos... Na espera do vôo para o Rio de Janeiro, o JAGUAR não perdeu tempo. Tomou vários chops no Grill Lanches, ali no Calçadão. Falando em chops, o poeta chileno PABLO NERUDA tem um livro que se chama "CONFESSO QUE VIVI".  Anos depois o JAGUAR lançou "CONFESSO QUE BEBI". 
O outro momento: nunca perdia o Salão de Humor de Arapongas. Viajava pra lá de busão da Garcia. Para não perder a cerimônia de abertura, perdi o último o ônibus para Londrina. Acabei dormindo no banco da  rodovíária de Arapongas, sofrendo no frio da madrugada mas feliz pelo show de humor de tantas feras.   
Curtam a homenagem que fizeram pro Glauco:      

* Prometo que vou revirar o baú e mostrar alguns desenhos que fiz.

2 comentários:

Celinha disse...

Quero ver sim!!!... rs
Lembro de vc e do Jorge rascunhando algo, não sei precisar o que... mas, adoraria rever qualquer coisa daquele saudoso tempo.
Um beijo grande,

Celinha

walter ney disse...

É mesmo Celinha, vou dar uma boa vasculhada aqui nas gavetas prá gente rememorar.
beijos